O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque – Sinduscon, é uma entidade sindical de primeiro grau, constituída para fins de estudo, coordenação, proteção  representação legal das categorias econômicas integrantes das indústrias da construção e do mobiliário, pertencentes ao 3º  grupo de que trata o artigo 577, da Consolidação das leis do Trabalho, com sede na cidade de Brusque, Estado de Santa Catarina e base territorial dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento.

O Sindicato foi fundado no dia 28 de maio de 1990, sendo seus fundadores os senhores: Valter Stoltenberg, Ademir José Pereira, Antônio Zendron Neto, Valdir Rubens Walendowsky, Agustinho Vieira, Orlando Schaefer, Nicolau Esperandio Maestri, João E. Voltolini, Leoberto Espíndola, Sérgio Foppa e Rainoldo Baungartner.
Com a criação oficial da entidade em 1990, o empresário Orlando Schaefer foi eleito o primeiro presidente do Sinduscon, onde permaneceu durante seis anos representando não apenas os empresários do setor em Brusque, mas de toda a região.
Atualmente, o Sinduscon é presidido pelo empresário Ademir José Pereira.