O vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon), Fernando José de Oliveira, marcou presença na terceira edição da SC Expo Defense, realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nos dias 16 e 17 de maio em Florianópolis. O evento reforçou a vocação de Santa Catarina para a inovação, destacando novas tecnologias para os setores de Defesa e Segurança.

Durante o evento, foram expostas maquetes do foguete de sondagem VSB-30, do caça F-39 Gripen e da Fragata Tamandaré, em construção em Santa Catarina. Os visitantes também puderam conhecer equipamentos das Forças Armadas, incluindo blindados, barcos e automóveis. Um dos grandes atrativos foi o simulador de voo do A-29 Super Tucano, desenvolvido para treinamentos de missões com visualização 360°, além da experiência de realidade virtual proporcionada pela Marinha, que simulava uma visita ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

A SC Expo Defense promoveu a interação entre indústria, Forças Armadas, centros de pesquisa e academia, através de rodadas de negócios, palestras e apresentações de produtos. Um destaque especial foi o "Diálogo de Defesa Brasil-Itália", voltado para fomentar parcerias comerciais e o intercâmbio tecnológico entre os dois países.

O evento foi uma oportunidade para as empresas apresentarem seus produtos e serviços, esclarecer dúvidas sobre processos de compra e explorar novas possibilidades de negócios. Em 2022, o segmento de defesa foi responsável por 3,73% do PIB brasileiro, e a expectativa é que os investimentos continuem crescendo.

O vice-presidente do Sinduscon, comentou a importância da SC Expo Defense para o setor industrial: "Participar deste evento foi fundamental para entendermos as novas tecnologias e inovações que estão moldando o setor de defesa e segurança. Foi uma oportunidade única de trocar experiências, conhecer novas tendências e estabelecer parcerias estratégicas que podem fortalecer nossa indústria local".

A SC Expo Defense também promoveu a solidariedade, recolhendo alimentos não perecíveis, água e cobertores para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, reforçando o compromisso da indústria com a responsabilidade social.