O Sindicato das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região (SINTRICOMB) finalizaram na terça-feira, 30 de abril, a negociação que estabelece o reajuste salarial a todos os trabalhadores do setor, bem como as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho do setor.

Assim, ficou estabelecido um reajuste salarial de 4,5% a partir do mês de maio para todos os trabalhadores que recebem acima dos pisos salariais da categoria. Além disso, os próprios pisos salariais do setor também foram reajustados e todas as cláusulas da Convenção Coletiva foram mantidas, consolidando assim os termos acordados entre as partes.

Participaram da reunião de encerramento da negociação coletiva os presidentes do SINDUSCON, Ralf Maschio e do SINTRICOMB, Izaias Otaviano. Além deles, também estiveram presentes os empresários Orlando Schaeffer, Fernando José de Oliveira e Luís Alexandre Moresco, e o assessor jurídico da entidade, o advogado Paulo Cesar Piva. Já pelo SINTRICOMB estiveram, além de Otaviano, as advogadas Mylla Rebouças e Fabricia Meirelles Ogliari, da assessoria jurídica, e a secretária-geral do sindicato, Patricia Cestari.

De acordo com o presidente do Sinduscon, todas as reuniões de negociação foram no sentido de buscar um reajuste salarial que fosse justo para os trabalhadores do setor, levando em consideração as condições econômicas atuais e as necessidades das empresas. "Chegamos a um acordo que atende tanto às demandas dos trabalhadores quanto à capacidade financeira das empresas. O reajuste de 4,5% é um reflexo desse compromisso mútuo e da busca por equilíbrio nas relações trabalhistas", afirmou. Ele ressaltou ainda a importância da renovação das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, garantindo assim a segurança jurídica e os direitos dos trabalhadores e das empresas do setor.

Confira como ficam os novos valores reajustados:

Mestre                                                R$ 3.000,00 ou R$ 13,63 por hora

Profissional                                         R$ 2.500,00 ou R$ 11,36 por hora

Meio-oficial                                         R$ 2.150,00 ou R$ 9,77 por hora

Servente                                             R$ 2.020,00 ou R$ 9,18 por hora

Subsídio cônjuge                                 R$ 120,00

Prêmio frequência                                R$ 69,00

Contribuição Assistencial Patronal           R$ 9,55

*Reajuste para o mês de Maio/2024 para quem recebe acima do piso da categoria é de 4,5% sobre o salário, a partir de 1 de maio de 2024.