O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento – Sinduscon reuniu na noite de terça-feira, 31 de maio, associados, autoridades e parceiros para solenidade alusiva aos seus 32 anos de trajetória, completados no último sábado, 28. O evento foi realizado no hall do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque.

Fundado no dia 28 de maio de 1990, com o principal objetivo de representar legalmente as empresas da construção e do mobiliário, realizando estudos, coordenando e protegendo estas indústrias, o Sinduscon tem papel importante no desenvolvimento de Brusque e demais cidades da região, envolvendo-se em temas pertinentes à classe e que beneficiam toda comunidade. Sua história e trajetória foram enaltecidas durante a solenidade, bem como todos os presidentes que se dedicaram à entidade, em seus 32 anos.

“É preciso relembrar hoje, o nome de todos os empresários, que voluntariamente presidiram o Sinduscon ao longo de sua história. Empreendedores que atuaram sempre com a missão de unir as empresas do setor, demonstrando que é possível alcançarmos soluções, quando fortalecemos nossa entidade, quando vivenciamos essa prática salutar e vital, ainda mais nos tempos atuais, que é o associativismo”, frisou o atual presidente, Ralf Maschio.

Orlando Schaefer, Gilmar Vilamoski, Luís Alexandre Moresco, Fernando José de Oliveira e o saudoso Ademir José Pereira, foram reverenciados por Maschio em seu pronunciamento.

“É este legado, que temos a missão de levar ao futuro e dar também a nossa contribuição. Por isso que hoje, o Sinduscon é presença ativa em diversas ações que acontecem na sociedade. Sabemos que é um desafio diário, mas possível e o Sinduscon está e estará aqui, sempre forte e seguindo em frente, com a mesma determinação que o fez surgir e perseverar nesses 32 anos”, ressaltou o presidente, que falou das principais ações da entidade, dos desafios atuais, do crescimento do setor da construção civil e das boas relações que o sindicato mantém com as diversas entidades.

O empresário Orlando Schaefer, que foi o primeiro presidente do Sinduscon, também saudou os convidados, relembrou os motivos que levaram os empreendedores do setor a se unir e fundar o sindicato em Brusque, os desafios enfrentados à época, o relacionamento com o sindicato laboral de trabalhadores e todo caminhar realizado para diminuir distâncias e buscar soluções que beneficiassem a todos. “Deixo duas palavras de coração a todos aqui nesta noite: gratidão e amor. Gratidão por esses 32 anos que caminhamos, que o Sinduscon cresceu. Gratidão por sua participação ativa em tantas frentes, por tudo o que foi semeado e pelos frutos que estão vindo. Gratidão pelos ideais e pelos amigos que fizemos ao longo dessa história, um deles, o amigo Ademir José Pereira, que nos deixou um exemplo muito grande de associativismo, por tudo o que representou para o nosso sindicato. A segunda palavra que deixo é amor, que é dedicação, é zelo, é preocupação com o bem-estar das pessoas, dos nossos funcionários, a quem temos que tratar muito bem. Amor é responsabilidade. Muitas conquistas aconteceram, muitos amigos ainda continuam na caminhada, e queremos deixar para os mais jovens, bons exemplos a serem seguidos. Parabéns aos associados que continuam conosco na missão de levar o sindicato em frente”, enfatizou.

Representando o prefeito de Brusque, José Ari Vequi, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge fez questão de enaltecer a contribuição do Sinduscon para o município, como também o associativismo e o voluntariado dos presidentes e diretores que geriram o sindicato desde sua fundação. “Em nome da Prefeitura de Brusque quero parabenizar o Sinduscon pelos seus 32 anos de trajetória e por todas as ações que realizou e realiza em nossa cidade e região. É um trabalho que nunca cessa e o Sinduscon é um sindicato bastante atuante em nossa cidade, fruto do trabalho de tantos empreendedores, que se voluntariam e se dedicam à frente da entidade. A Prefeitura de Brusque está de portas abertas para o Sinduscon”, ressaltou.

Por questões de agenda, o prefeito Ari Vequi não conseguiu se fazer presente no cerimonial, mas fez questão de comparecer ao evento e confraternizar com a diretoria, associados e demais convidados do Sinduscon.