Documento define os reajustes salariais da categoria

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque – Sinduscon, Ralf Maschio e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região (Sintricomb), Izaías Otaviano, assinaram nesta semana, a Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023, definindo o reajuste salarial aos empregados da categoria.

O reajuste foi definido após análise e rodadas de negociações entre as comissões de ambos os sindicatos e tem como base o percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)  acumulado ao longo dos últimos 12 meses, que fechou no dia 10 de maio em 12,47%. Este será o percentual aplicado aos salários de todos os trabalhadores da categoria, bem como nos pisos salariais.

Confira os reajustes aprovados:

Mestre: R$ 2.665,00 ou R$ 12,11 por hora

Profissional: R$ 2.240,00 ou R$ 10,18 por hora

Meio-oficial: R$ 1.993,00 ou R$ 8,79 por hora

Servente: R$ 1.800,00 ou R$ 8,18 por hora

Subsídio-cônjuge: R$ 107,00

Prêmio frequência: R$ 60,00

Todas as demais cláusulas existentes na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foram mantidas, além da inserção de uma nova. Ela trata da autorização para que as empresas reduzam a chamada intrajornada de trabalho, desde que respeitadas todas as exigências legais, como autorização do sindicato laboral. A intrajornada é a pausa entre um período de trabalho e outro para que os empregados possam descansar ou se alimentar. A atual legislação estipula que esse prazo deve ser de uma hora, mas tanto empresas quanto trabalhadores preferem, em muitos casos, reduzir para meia hora apenas. Com a inclusão da cláusula na CCT, a regra fica flexibilizada.

De acordo com o presidente do Sinduscon, o sindicato formou uma comissão, a qual analisou todas as demandas trazidas pelo Sintricomb, verificando as perspectivas do mercado, buscando uma negociação salutar a todos os associados, à cadeia produtiva e ao mesmo tempo, com o objetivo de manter os trabalhadores motivados. “Foram muito produtivas as negociações e conseguimos chegar em um denominador comum. Acredito muito em fortalecer os laços entre os sindicatos, inclusive promovendo ações de capacitação de mão de obra, qualificando os trabalhadores, as pessoas que estão buscando um aperfeiçoamento na área. Além disso, estamos desenvolvendo uma parceria com a Prefeitura de Brusque, para iniciarmos no segundo semestre cursos gratuitos para toda a indústria de serviços”, ressaltou.

O presidente do Sintricomb destacou a agilidade com que a negociação foi fechada, mostrando a preocupação dos dois sindicatos com o tema.

“Sabemos da dificuldade que o país vem vivendo no campo econômico, e na construção civil não é diferente. Conseguir fechar uma negociação e acordo coletivo com duas reuniões, é sinal de que há o compromisso com os trabalhadores”, frisou.

A CCT tem validade de um ano. Trata-se de um documento que deve ser seguido por todas as empresas do setor da base territorial em que atuam nas duas entidades.

Confira a Convenção na íntegra:

Convenção Coletiva de Trabalho 2022-2023