Todos os anos o mês de dezembro é marcado pelo Natal Solidário do Sinduscon Brusque. O Sindicato já esteve em escolas dos municípios de abrangência, entidades e também já contribuiu com brinquedos e alimentos para muitas famílias, como aconteceu no ano passado em Guabiruba, mas esse ano, devido a pandemia de COVID, não foi possível realizar uma grande ação. Por isso, o Sinduscon lançou uma campanha entre os associados, que se estende para a comunidade também: a proposta é incentivar que associados e a população deve as suas doações até as entidades que precisam de ajuda.

“Nós sempre buscamos contribuir e ajudar o próximo, envolvendo nossos associados, que sempre foram extremamente prestativos e sempre participam de nossas ações, inclusive, durante as entregas que já fizemos. Agora, pedimos um esforço a mais, solicitando que eles levem suas doações até as entidades, sempre com toda a segurança exigida, mas que não deixem de doar”, declara o presidente do Sinduscon Brusque, Fernando José de Oliveira.

Na ação Natal Solidário, o Sinduscon sugere que as doações sejam feitas em paróquias e igrejas da preferência de cada pessoa, às famílias que conheçam e que necessitam de ajuda ou em uma das entidades propostas pelo sindicato, como APAE – Guabiruba, onde podem ser doados alimentos, roupas e brinquedos em bom estado; a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, que fica no centro de Brusque e que necessita e doações de alimentos não-perecíveis, além de roupas e calçados em bom estado e também o Lar Menino Deus, que está localizado na Rua João XXIII, 380 - 1º de Maio e que precisa de ajuda o ano inteiro, com doação de alimentos e materiais de limpeza.

“Não temos como receber e entregar doações, mas apelamos à solidariedade das pessoas para que levem até essas entidades e contribuam”, diz Oliveira.

AVALIAÇÃO DO ANO
Assim como para outras entidades e empresários, o Sinduscon e seus associados tiveram um ano atípico, onde foi necessário que todos se reinventassem e superassem desafios.

“O Sinduscon perdeu no início do ano - dia 10 de março - , o amigo e presidente do sindicato, Ademir José Pereira, que nos deixou precocemente. Logo recebemos a notícia do início da pandemia e fomos obrigamos a nos reinventar. Fui eleito para continuar o mandato do Ademir e conduzir a instituição da melhorar maneira possível e tenho buscado fazê-lo da melhor maneira possível, um exemplo foi o lançamento da FAIRTEC que, mesmo para poucos associados, foi realizada já pensando na próxima edição em 2021”, destacou o presidente do sindicato, Fernando José de Oliveira. O empresário concluiu lembrando que, “a construção civil, por sua vez, foi o primeiro setor a iniciar as atividades e é considerado um dos responsáveis por impulsionar a economia no país, garantindo emprego e renda para milhares de famílias”.

A expectativa é de que 2021 seja um ano de retomada maior da economia, com a normalização do setor e o crescimento da indústria.