A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) sediou na noite de ontem, 7, a cerimônia de entrega do prêmio “Melhores Práticas Sindicais”, que tem como objetivo reconhecer as melhores práticas adotadas pelos sindicatos patronais na busca de seu fortalecimento e do aumento do associativismo. Foram selecionados os sindicatos pertencentes às Federações da Indústria dos Estados de Santa Catarina (FIESC), Minas Gerais (FIEMG), Rio de Janeiro (FIRJAN) e São Paulo (FIESP).

O presidente da FIESP, Paulo Skaf, destacou a importância da união entre as entidades e que no momento dessa premiação, o Brasil conhece os bons trabalhos que vem sendo realizados.

“O Brasil precisa que sejamos muito unidos, pelos desafios que estão surgindo. Desafios das reformas, desafio da quarta revolução industrial, das inovações, das transformações, das PECs todas (...) e o desafio de construir aquele Brasil competitivo, justo, de geração de riqueza de empregos e fortalecimento das empresas. Enfim, com todos juntos o resultado é muito melhor”.

Ao todo foram entregues 35 prêmios para os sindicatos destes quatro Estados. Santa Catarina premiou sete sindicatos, entre eles o SINDIMAD - Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário da Amurel; SIMMMEB - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau; SINDMATE - Sindicato da Indústria do Mate no Estado de Santa Catarina; SINDUSCON JOINVILLE - Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville; SIMEC - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Caravaggio; SIMMMEL - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Lages e o SINDUSCON - Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento.

O Sinduscon recebeu o 3º lugar na categoria: Defesa Setorial, com a prática: “Menos Burocracia Garante Agilidade na Aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Construção Civil”. Em 2016 o sindicato da indústria da construção já foi finalista do Prêmio Melhores Práticas Sindicais, também ficando, naquela ocasião, em terceiro lugar.

“Essa premiação representa tudo o que buscamos fazer de melhor para o setor da construção. Nós inscrevemos diversas práticas que realizamos no dia a dia do sindicato, pois temos a obrigação de continuar sendo e fazendo sempre o melhor para nossos associados. Para Brusque, uma cidade pequena em relação a outras que estão hoje aqui, receber este prêmio é mostrar para o Brasil que temos um sindicato representativo”, destacou o presidente da entidade, Ademir José Pereira.

Segundo o Diretor Institucional e Jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz, que representou o presidente Mario Cezar de Aguiar, “num momento em que o Brasil passa por tantas transformações, por tantos desafios, em especial nos sindicatos que tem que se reinventar, não só para representar bem as empresas, mas para prestar serviços a elas, esse evento que premia as melhores práticas, especialmente em São Paulo, onde está a força da indústria brasileira, é uma experiência que Santa Catarina vê com muita intensidade, pois nós temos muitas experiências de sucesso para mostrar”.

CONFIRA OS SINDICATOS VENCEDORES:

CATEGORIA - COMUNICAÇÃO, PRODUTOS E SERVIÇOS, RELACIONAMENTO COM O ASSOCIADO E PROGRAMAS DE ASSOCIATIVISMO.

1º lugar - SINDIMAD - Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário da Amurel
Case: Sindicato da Mulher – A Força da Mulher a Serviço do Associativismo

2º lugar: SIMMMEB - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau
Case: Visão Global e Sustentabilidade