Estudos trazem dados como valor geral de vendas, unidades em estoque, em construção, lançamentos, empreendimentos por bairro e mais informações

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon) apresentou na noite de terça-feira, 27 de fevereiro, o primeiro relatório de estudos sobre o mercado imobiliário de Brusque. Diretoria e associados da entidade, acompanharam os dados que foram trazidos pelos diretores da Alphaplan Inteligência em Pesquisas, empresa contratada pelo Sinduscon para realização dos estudos na cidade.

O presidente Ralf Maschio, destacou a importância da pesquisa para os associados e toda a cadeia produtiva da indústria da construção civil do município e região. “Dentro do nosso planejamento estratégico nós colocamos esta pesquisa como uma das prioridades e fechamos esta parceria com a Alphaplan, empresa que já presta este tipo de consultoria para o mercado imobiliário de Balneário Camboriú e diversos Sinduscons. E aqui optamos por fazer um trabalho diferenciado, ou seja, nosso contrato é anual, sendo que a cada semestre teremos números atualizados do panorama do mercado imobiliário de Brusque, ou seja, faremos um acompanhamento do nosso mercado, com dados importantes para todo o setor”, ressaltou.

Os estudos apresentados, trazem um detalhamento de dados, como número de unidades disponíveis em estoque, valor geral de vendas (VGV), unidades em construção, lançamentos, unidades por metragem quadrada, preço médio por metro quadrado, números de unidades por bairros, dentre outras informações. “O relatório completo nós teremos à disposição dos nossos associados, e aproveitamos para convidar todas as empresas do setor da construção civil e do mobiliário a se associarem também ao Sinduscon, a fim de acompanharem estes estudos conosco, terem informações exclusivas para que possam tomar decisões mais assertivas em seus lançamentos, seja no mercado imobiliário, como também na própria indústria moveleira, que é puxada pelos lançamentos imobiliários”, enfatizou o presidente do Sinduscon.

Mercado saudável

De acordo com o diretor da Alphaplan, Tiago Jung, os estudos se baseiam principalmente nos imóveis novos, como apartamentos, lotes, e também no mercado comercial de imóveis novos. Neste primeiro levantamento, chamado de ‘primeira foto de fato da cidade’, foram colocados dados do estoque e seu comportamento, as tipologias principais, as médias de real por metro quadrado, que é o preço de venda que está acontecendo na cidade, baseadas em informações públicas de tabelas de vendas. “A primeira foto foi positiva, a principal informação é que o mercado imobiliário de Brusque é um mercado saudável, pois quando observamos unidades prontas em estoque, temos um baixo percentual, por volta de 27%. É um trabalho conjunto entre Sinduscon, Alphaplan, imobiliárias parceiras, a própria Prefeitura de Brusque, que também se envolveu, e acreditamos que este relatório vai evoluir e amadurecer neste ano, em que conseguiremos ver a dinâmica de fato para onde está indo nosso mercado imobiliário. Estamos em um caminho bem positivo para deixar este estudo muito mais robusto e crível para nossa população de associados começar a usar”, comentou Jung.

Alguns dados do estudo

De acordo com o panorama apresentado, Brusque possui um estoque geral de 455 unidades, distribuídas em 34 empreendimentos, com um VGV total de R$ 244 milhões. Desse total, 370 unidades são residenciais verticais, com um preço médio por metro quadrado de R$ 7.243 e um VGV total de R$ 214 milhões. Os dados mostram que 27% das unidades estão prontas, 22% estão em construção e 51% são lançamentos.