Ação levou serviços, saúde e atividades de lazer aos trabalhadores da construção, suas famílias e comunidade. 2.950 atendimentos foram registrados

Cidadania, saúde, lazer e informação são as palavras que sintetizam a grande confraternização realizada no município de Brusque, com os trabalhadores da indústria da construção e do mobiliário da região, seus familiares e toda comunidade, que atendeu ao convite e participou da edição 2023 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). O evento foi realizado no Sesi Centro Esportivo, reunindo ações, serviços e sorteios de brindes de mais de 30 empresas e entidades parceiras desta edição. 2.950 atendimentos foram registrados às mais de 1.200 pessoas que circularam no evento.

Com o tema ‘Construindo dias melhores. Juntos’, o evento foi realizado simultaneamente em diversas cidades do país. No Estado de Santa Catarina, Brusque foi o único município a realizar o DNCS, considerado o maior evento de responsabilidade social da indústria da construção no Brasil. Idealizado pela Câmara Brasileira da Construção (CBIC), o DNCS foi realizado por meio de uma parceria entre o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon); o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb); e o Serviço Social da Indústria (SESI).

“O momento hoje é de agradecer a todos os trabalhadores da indústria da construção, que fazem parte deste importante setor da nossa economia, e que estão conosco hoje, neste grande evento, que trouxe tantas ações. Precisamos realizar mais momentos de confraternização como este, pois aqui podemos conhecer um pouco mais de cada um que está conosco na luta, no dia a dia. Fica também o agradecimento a toda equipe organizadora e aos parceiros, que nos auxiliaram na realização do DNCS 2023”, ressalta o presidente do Sinduscon, Ralf Maschio.

Um grande time de apoiadores foi formado este ano, para proporcionar as diversas ações de saúde, lazer e cidadania aos trabalhadores e comunidade. Corte de cabelo, aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação odontológica, audiometria, massagem, oficina de chaveiros, cabine de fotos, simulador NR 35, oficina culinária, aulão de ritmos, circuito embriaguez, informações sobre CNH e trânsito, atividades recreativas com cama elástica, brinquedos infláveis, pintura facial e cabelo maluco, brechó, torneio de futebol e informações sobre financiamento de imóveis, foram algumas das atividades realizadas durante o evento, que teve início às 13 horas e seguiu até as 17 horas. Pipoca, algodão doce, cachorro-quente e refrigerante foram distribuídos para o público. Cerca de 150 pessoas fizeram parte das equipes que atuaram nos serviços, durante o evento.

O trabalhador da construção civil Idemar Ferreira participou do DNCS com a esposa Rosenilda e os três filhos, de 12 anos, 6 anos, 8 meses. Ele conta que sempre marcou presença nas edições anteriores do evento, importante para todos os trabalhadores e suas famílias. “Estávamos precisando de um evento assim, para aproveitar os serviços e principalmente, trazer as crianças para brincarem, pois tem bastante recreação para elas aqui”, comenta.

Antônio Martins também trouxe a esposa e os filhos para o evento. “A cada ano o DNCS fica melhor. Participamos das outras edições e estávamos sentindo falta. Minha esposa aproveitou o brechó, meu filho está no campo com o time de futebol e estamos gostando muito dos serviços oferecidos aqui”, revela ele, que aguardava ansioso pelo sorteio de brindes e a chance de levar um prêmio para casa.

Por falar em sorteio, fornos elétricos, bicicletas, jogos de toalhas, bolas de futebol e outros produtos, fizeram parte dos diversos brindes na edição deste ano. Tudo isso somado às ações e serviços, foram possíveis por meio do time de apoiadores do evento. São eles: Azambuja Mais, Proview, Irmãos Fischer SA, Sicredi, Elemento Zero, Fiel Limpeza, Mensageiro dos Sonhos, Brusnova, Banco Somos, Nova Central, Gevaerd Calçados, Otto Atacarejo, Fiesc, Unifebe, Instituto Embelleze, Laboratório Willrich, Central de Exames, Assistência Social Paróquia São Luís Gonzaga, Ótica Ferri, Somos, Senac, Sesi, Senai, Detran, Supermercados Carol, Embrast, Treep's Salgadinhos, Instituto Mix, Vale das Toalhas e Central de Exames.

“O Dia Nacional da Construção Social foi criado justamente para confraternizarmos, termos um dia de lazer e ficamos muito felizes com a grande participação e por reunirmos tantos apoiadores neste evento tão especial. Isso nos dá ânimo para voltarmos em 2024 com uma edição ainda melhor”, enfatiza o presidente do Sintricomb, Izaías Otaviano.

A gerente do Sesi/Senai, Silvana Meneghini também enfatizou a grande confraternização que o Dia Nacional da Construção Social promoveu, com o apoio de tantas entidades e empresas, em uma união de forças com o propósito de enaltecer os trabalhadores da construção e do mobiliário de Brusque e região.

Homenagem

O DNCS 2023 reservou ainda um momento de homenagem à família do saudoso Ademir José Pereira, presidente do Sinduscon, que deixou este plano no ano de 2020 e que foi um grande entusiasta do evento, desde que passou a ser realizado no município de Brusque. A senhora Maria de Lourdes ‘Deca’, esposa de Seu Ademir e os filhos Jerusa e Jimmy, receberam a homenagem. “É uma alegria participarmos deste evento hoje e vermos que ele está tendo continuidade, uma ação que o pai tinha tanto carinho e entusiasmo de organizar a cada ano. Muito obrigada pela lembrança a ele e pela homenagem”, disse Jerusa.