Evento foi realizado pelo Núcleo de Empresários de Botuverá, que integra a ACIBr, e teve como pauta Obras em rodovias e construção da Subestação da Celesc no município

O Sinduscon marcou presença, por meio de seu presidente Ralf Maschio e seu vice-presidente Fernando José de Oliveira, do 2º Jantar de Ideias realizado em Botuverá, promovido pelo Núcleo de Empresários da ACIBr, no município.

O evento reuniu lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina, para prestigiar a palestra ‘Desafios e demandas’, ministrada pelo secretário Estadual de Infraestrutura, Jerry Comper. Realizado no Restaurante Porto Franco, o 2º Jantar de Ideias contou ainda com o ato solene de repasse de um terreno, feito pela Prefeitura de Botuverá à Celesc, para a construção da primeira subestação de energia do município.

“Foi um evento muito importante, com a entrega do terreno para construção da subestação tão pleiteada pelo empresariado local, além da presença do secretário de Infraestrutura que falou sobre as demandas e o que está previsto de melhorias para nossa região”, ressalta Ralf.

Presente no Jantar de Ideias, o presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, revelou que a obra terá o investimento de R$ 70 milhões e uma repercussão imediata na qualidade da energia fornecida. “Em Botuverá registramos uma demanda reprimida, ou seja, máquinas estão paradas porque não se tem energia suficiente. Esta é uma das regiões que mais cresce em relação ao estado, assim como Santa Catarina cresce mais do que a realidade brasileira. Por isso, o nosso papel é disponibilizar este recurso, fundamental para o aumento da arrecadação, da geração de empregos e de renda”, diz Rosa.

O prefeito de Botuverá, Alcir Merízio, enalteceu a parceria do poder público e da iniciativa privada. “Hoje percebemos a importância de um trabalho construído por várias mãos e quem mais se beneficia desta união em prol de uma causa comum é a população”, revela.

O secretário de Infraestrutura falou sobre as demandas da pasta e o que está previsto de melhorias para a região.  “Percorremos Santa Catarina e elencamos mais de 600 prioridades. De imediato vamos fazer as terceiras faixas para o trânsito de veículos pesados, nas rodovias de Botuverá e Nova Trento”, adianta o secretário.

Jerry também citou a Rodovia 486, esse “grande corredor” que liga o Alto Vale ao litoral (BR-101). “Temos mais de 30 quilômetros de estradas não pavimentadas, com um fluxo muito grande de caminhões, devido à operação de duas mineradoras e uma fábrica de cimento. O projeto já existe, mas precisa ser atualizado. Uma obra desta envergadura depende de financiamento”, detalha.

De acordo com o secretário, outra frente de trabalho é a revitalização da Rodovia Ivo Silveira, entre Brusque e Gaspar. As melhorias da malha viária devem iniciar em agosto. Por fim, a ligação entre Guabiruba e Blumenau está no radar da secretaria, mas ainda dependerá de projeto.

• Informações Notícias ACIBr