Acordo entre SINDUSCON e SINTRICOMB foi fechado na tarde de terça-feira, 16, com ganho real para os trabalhadores

A negociação entre o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (SINDUSCON) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque região (SINTRICOMB) conseguiu reajuste salarial de 6% nos valores dos pisos da categoria e 5% para quem recebe acima dos pisos. Com um Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 3,83% nos últimos 12 meses, a negociação representa ganho real à categoria. A reunião de fechamento da negociação foi realizada na sede do Sinduscon.

Na oportunidade, representantes dos dois sindicatos discutiram as propostas elaboradas em assembleia pelos empregados, sob a liderança do SINTRICOMB, e discutidas em reunião da diretoria dos empresários, por meio do SINDUSCON. O pedido inicial dos trabalhadores era de 10% de reajuste, mas como o índice de inflação ficou abaixo de 4%, o percentual se tornou difícil de ser obtido. Com isso, as duas partes debateram e acertaram o percentual de 6% nos valores dos pisos salariais da categoria e 5% para quem recebe acima deles.

Além do reajuste, a negociação coletiva obteve outras conquistas para os trabalhadores. Entre elas uma cláusula que assegura aos empregados do setor três dias de atestado quando precisar acompanhar familiar doente e o abono do restante para não descontar das férias. Outra trata de valor referente à suplementação alimentar, similar a um auxilio alimentação, que ficará a critério das empresas conceder a seus empregados ou não. Também houve reajuste no valor do seguro de vida que as empresas precisam pagar por trabalhador, passando de R$ 12 mil para R$ 20 mil. Além destas, outras cláusulas foram mantidas, como pagamento de prêmio frequência (assiduidade) e subsídio cônjuge.

Para o presidente do SINDUSCON, Ralf Maschio, foi uma negociação exaustiva, mas que contemplou todos os lados diante de um cenário que não se vislumbra muito positivo.

“Viemos acompanhando os índices nos meses que antecederam e, neste, o INPC, realmente, caiu um pouco. Foram 3,83% e ficamos felizes em poder conceder um reajuste até acima da inflação”, pontua ele.

Já o presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano, afirma que o índice ficou muito abaixo do que esperava a comissão de negociação da entidade. No entanto, além da manutenção de benefícios em diversas cláusulas e o ganho real de quase 2%, encerra a negociação de forma positiva para a classe.

“Todos os dois índices (pisos e acima dos pisos) com ganho real. Então, saímos satisfeitos dessa negociação coletiva. Sabemos que poderíamos avançar mais nessa questão, mas foi o que conseguimos chegar”, frisou ele.

A negociação coletiva de trabalho da construção civil e do mobiliário de Brusque e região teve início em março, com a realização de assembleias dos trabalhadores com o sindicato laboral. Depois, a pauta foi encaminhada ao SINDUSCON para deliberação dos empresários.

Participaram da reunião de negociação que encerrou as tratativas 2023-2024 pelo SINTRICOMB o presidente, Izaias Otaviano, o vice-presidente, Dari Mota Sutil, a secretária-geral, Patrícia Cestari, e a assessora jurídica, Fabricia Meirelles Ogliari.

Já pelo SINDUSCON estiveram o presidente Ralf Maschio e o vice-presidente Fernando José de Oliveira.