Programa será desenvolvido em três empresas no município de Brusque

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento – Sinduscon em parceria com o Sesi Santa Catarina, apresentou na tarde de terça-feira, 18 de abril, o Programa Obra Mais Segura, a representantes de três empresas de Brusque. O programa visa garantir a segurança nos canteiros de obras, através do acompanhamento das orientações de saúde e segurança. Ao final, a empresa recebe a certificação com o Selo Obra Mais Segura.

Na oportunidade, o presidente do Sinduscon, Ralf Maschio, enalteceu que o objetivo de trazer o Obra Mais Segura para o município de Brusque, é promover uma cultura de saúde e segurança nos canteiros de obras e, com isso, auxiliar as empresas no cumprimento das normas regulamentadoras. “Queremos promover esta ação inicialmente com três empresas construtoras, porque entendemos que é um programa que trará muitos benefícios e servirá de exemplo para que outras empresas queiram participar, queiram adotar as boas práticas em seus canteiros de obras. É uma oportunidade de profissionalizarmos ainda mais as empresas do setor”, analisa.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho do Sesi, Lucas Bergmann, o programa é gratuito para as empresas participantes, que assumem um compromisso de seguir todos os passos necessários e mudanças na cultura organizacional do canteiro de obras, definidos por meio de inspeções. Para a realização do programa em Brusque, Sinduscon e Sesi contarão com o apoio ainda do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb). “Serão capacitados três trabalhadores de cada canteiro de obras participante, para transformá-los em um agente Somas, ou seja, um Supervisor Obra Mais Segura. Paralelo a isso, nossos profissionais fazem o acompanhamento periódico por meio de inspeções mensais nos canteiros de obras, analisando 53 itens com questionários e análises dos relatórios desenvolvidos pelos Agentes Somas. Na inspeção é feito um levantamento das ações que podem ser desenvolvidas para melhorias”, explica Bergmann.

A técnica de segurança no trabalho do Sesi, Thamiris Cabral Bertollo, comenta ainda que dentre os 53 itens analisados estão diretrizes da NR18 e ainda os pontos mais fiscalizados pelo Ministério do Trabalho. “O que temos percebido nas empresas que participam do Programa Obra Mais Segura, é que os trabalhadores se sentem valorizados em contribuírem para a organização da obra. E para nós, quando conseguimos conscientizar mais pessoas, melhor, este é o grande objetivo do programa”, enfatiza.

As empresas convidadas a participar do programa tiraram dúvidas sobre o Agente Somas e como funcionará na prática o Obra Mais Segura no dia a dia.  Conforme o cronograma definido pelo Sesi, o programa pode ser iniciado já no mês de maio, com os treinamentos e as primeiras instruções. “Acreditamos que no mês de agosto já podemos ter empresas certificadas com o Selo Obra Mais Segura e a partir disso, seguimos com o programa para que ela mantenha esta certificação”, complementa Bergmann.

Como o programa pode ajudar a sua empresa

Reduzindo o risco de acidentes de trabalho, multas, embargos e ações regressivas

Melhorando a saúde, segurança, e o engajamento dos trabalhadores

Ampliando a percepção da comunidade em relação aos cuidados com SST no canteiro de obras

Promovendo uma cultura de segurança e saúde em todos os níveis da empresa

Os canteiros que têm a certificação Obra Mais Segura recebem ações voltadas à saúde do Sesi.