Incidência de furtos e situação de moradores de rua foram levantados durante o encontro

O Conselho das Entidades realizou reunião na tarde de segunda-feira, 20 de março, com presidentes e representantes das 14 entidades que o integram, para discutir assuntos relacionados à segurança pública. A reunião foi proposta pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento – Sinduscon e realizada na sede da entidade. O encontro contou com a presença do delegado regional Fernando de Faveri; do comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Machado Júnior; do subcomandante major Márcio Jean Ricardo; do vereador Jean Dalmolin, representando o presidente da Câmara de Vereadores, André Vechi; e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ademir José Jorge.

O presidente do Sinduscon, Ralf Maschio, iniciou os trabalhos trazendo imagens sobre situações recorrentes de furtos na região do Centro II da cidade e a preocupação com moradores de rua em determinados pontos do município. Ele enalteceu a sensação de insegurança que a população sente ao transitar e trabalhar em locais próximos e abriu o debate com os demais integrantes do Conselho.

A situação dos moradores de rua também foi bastante discutida entre os membros do Conselho, visto que é um problema recorrente em diversos pontos da cidade. O vice-presidente da ACIBr, Marlon Savio Sassi, mencionou que é necessária uma campanha de conscientização junto à população a respeito de dar dinheiro às pessoas que estão nos semáforos, pois agindo assim, a população está ajudando a manter a pessoa na rua. Falou ainda que é preciso avançar em outras discussões, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nas ruas. “A população tem que entender que a cidade é dela. Nossas entidades auxiliarão os vereadores neste projeto de lei”.

Ariberto Staack, diretor da CDL Brusque, fez uso da palavra dizendo que é necessário separar os temas, pois uma questão são os moradores de rua e outra os furtos. Com relação ao segundo problema, ele sugeriu maior ação das polícias.

O presidente da CDL Brusque, Alcir Inácio Otto, frisou que é preciso criar leis para que as polícias e a prefeitura possam agir em ambas as situações.

Edemar Fischer, presidente do Centro Empresarial, falou da questão do ‘prende, solta’ e a sensação de impunidade relacionada aos furtos e cobrou ações das polícias e da prefeitura, sobre os moradores de rua.

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, abordou o assunto dos moradores de rua, a preocupação constante das entidades sobre o tema e ressaltou que é necessária uma linha de ação concreta do Conselho, para lidar com ambas as situações levantadas na reunião.

Comandante Pedro enalteceu que a Assistência Social da prefeitura é quem tem autoridade para agir no caso dos moradores de rua. Ele frisou que os trabalhos das Polícias Civil e Militar estão sendo feitos, mas comentou sobre o efetivo policial, que impede muitas vezes, a realização de mais rondas policiais, quando as guarnições estão em atendimento de ocorrência. Ele também destacou a importância da criação de novas leis, como a lei que proíba o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e citou o exemplo da cidade de Curitibanos, onde a matéria foi aprovada e trouxe reflexos positivos à toda população. O tenente-coronel disse ainda que as entidades podem contar com o apoio da PM com relação a esta lei, bem como à Lei do Psiu, que tem a finalidade de diminuir o ruído na cidade e garantir a qualidade sonora para quem vive na área urbana. Ela é válida apenas para imóveis que não possuem Alvará de Funcionamento, como casas e apartamentos e dá à polícia o poder administrativo de fiscalizar. “São leis possíveis de serem aprovadas na cidade de Brusque”.

O delegado Fernando de Faveri frisou que é necessário, na medida do possível, separar quem está furtando e quem está só na rua. Ele sugeriu começar com a lei de proibição de consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, dizendo que o reflexo disso será mais amplo em diversos problemas de segurança pública na cidade. “Chegou o momento de avançarmos nessa pauta. No município de Jaraguá do Sul essa lei já existe desde 2016”, revelou.

Na oportunidade, o vereador Jean Dalmolin se prontificou a levar os temas ao presidente da Câmara, ampliando o diálogo com os vereadores a respeito dos futuros projetos de Lei.

Como deliberação da reunião, o Conselho das Entidades encaminhará um ofício à Câmara de Vereadores, para avançarem nas discussões e contribuírem na elaboração dos projetos.

Na avaliação do presidente do Sinduscon, Ralf Maschio, o encontro foi bastante produtivo. “O que motivou a reunião foi esse aumento na sensação de insegurança que estamos tendo, diante do crescente número de furtos que vem ocorrendo. É um assunto recorrente na pauta do Conselho das Entidades, mas entendemos que chegou o momento de cobrarmos e avançarmos naquilo que podemos fazer. Algumas ideias foram colocadas e agora vamos elaborar um ofício a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, com a ideia de dois projetos de lei que possam contribuir para este processo. Agradecemos a presença do delegado e comandantes da PM, do vereador Jean Dalmolin e do secretário Ademir, que aqui estiveram, contribuindo com ideias e no que podemos em conjunto, melhorar. Temos certeza de que em breve teremos frutos dessa reunião, que favorecerão toda comunidade de Brusque”, ressaltou.