Treinamentos, palestras e campanhas estão entre os eventos que serão realizados em parceria pelos sindicatos

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento – Sinduscon, Ralf Maschio e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região (Sintricomb), Izaías Otaviano, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 17 de janeiro, com suas equipes, para o planejamento de ações durante o ano. O encontro contou também com a presença do presidente da Associação dos Construtores, Marcelo Cuco.

Na oportunidade, o presidente do Sintricomb apresentou relatórios de obras em andamento nas cidades de Brusque e Guabiruba, como também informações relacionadas aos acidentes de trabalho no ano de 2022 e suas causas, e a quantidade de vistorias realizadas no último ano.

Com relação ao número de obras, foram catalogadas, conforme levantamento feito pelo Sintricomb no mês de dezembro de 2022, 197 obras nos bairros e Centro da cidade de Brusque, sendo 65 casas unifamiliares, 59 casas geminadas que equivalem a 173 unidades, 39 prédios, 22 galpões, 10 salas comerciais e duas obras públicas. No município de Guabiruba foram catalogadas 71 obras em andamento, sendo: 61 casas unifamiliares, 2 casas geminadas que equivalem a 5 unidades, 2 prédios, 2 galpões e 2 salas comerciais.

Também foram realizadas pelo Sintricomb em parceria com o Sinduscon 348 vistorias em obras no ano de 2022.

Treinamento e segurança nas obras

Sobre os acidentes de trabalho, houve o registro de 57 ocorrências, sendo 21 por queda de altura, 25 queda de material sobre trabalhador, 7 cortes por serra e 4 choque elétrico. “A parte boa, excelente, é que não tivemos nenhuma morte ligada à construção civil na região em 2022. Como técnico de segurança, ficamos felizes com isso, porém, tivemos acidentes e queremos reforçar com os trabalhadores a questão da segurança nas obras”, ressaltou Otaviano.

O presidente do Sinduscon, Ralf Maschio, concordou com Otaviano de que é necessário um trabalho contínuo voltado à segurança, aperfeiçoamento e capacitação de pessoal. “Queremos fazer um trabalho em conjunto com o Sintricomb e também faremos o convite para mais entidades do setor do município, como também a própria Prefeitura de Brusque, para avançarmos ainda mais nos temas que envolvem a construção civil. Temos a questão da segurança, e também a questão do descarte correto de resíduos das obras, que inclusive já foi tema de reunião no mês de novembro do ano passado e que devemos avançar agora em 2023”, ressaltou.

Durante o encontro, Maschio parabenizou o Sintricomb pelos trabalhos realizados durante todo ano de 2022, vistorias, cursos e orientações aos trabalhadores do setor. “Vamos pleitear uma reunião com a prefeitura, para solicitar apoio nas ações de ambos os sindicatos neste ano de 2023. Nosso setor foi o que apresentou maior arrecadação no município em 2022, ou seja, temos uma grande importância no desenvolvimento de nossa cidade, e queremos poder contar com o apoio do poder público”, complementou.

Otaviano também enfatizou a importância da formalidade na indústria da construção civil, o que vem sendo vistoriado constantemente pelo Sintricomb, que tem por objetivo garantir aos trabalhadores uma construção segura, onde sejam respeitados seus direitos, mas também reforçados seus deveres. “Nosso intuito é dar continuidade aos trabalhos realizados em parceria com o Sinduscon, o que certamente irá impactar na vida do trabalhador e trazer mais conforto aos trabalhadores no exercício de suas atividades”, comentou.

Dia Nacional da Construção Social

Dentre os temas da reunião, esteve ainda a realização do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), que teve o aval positivo de ambos os presidentes sindicais, para realização neste ano. “Devemos nos reunir entre os meses de fevereiro e março para traçarmos todo planejamento deste evento tão importante aos profissionais do setor”, comentou Maschio.

O Dia Nacional da Construção Social foi criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em 2007 e é celebrado todo mês de agosto. O evento sempre ofereceu serviços de saúde, lazer e cidadania para os trabalhadores da construção e seus familiares. É uma ação nacional, gratuita para os participantes, em que a entidade mobiliza seus associados em todos os Estados brasileiros para um grande mutirão de responsabilidade social. Em Brusque, ele é organizado pelo Sinduscon, Sintricomb e Sesi.