O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento – Sinduscon promoveu reunião na tarde de quarta-feira, 16 de novembro, com integrantes de demais entidades e poder público, com o propósito de formar um grupo de trabalho para realizar em Brusque a campanha ‘Obra Saudável e Segura’.

O encontro reuniu o presidente do Sinduscon, Ralf Maschio; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região (Sintricomb), Izaías Otaviano; o vereador Jean Carlo Dalmolin; a coordenadora da Vigilância Sanitária de Brusque, Roberta Fabiane Pizzo Moya; a técnica em segurança do trabalho do Sintricomb, Kátia Regina Martins; e o vice-presidente do Sintricomb, Dari Mota Sutil.

A reunião foi motivada por um ofício da Câmara Municipal de Brusque, encaminhado ao Sinduscon, a respeito de reclamações da população sobre o descarte de resíduos da construção civil e limpeza dos canteiros de obras, em alguns pontos da cidade.

Proposto pelo vereador Jean Carlo Dalmolin e assinado pelo presidente da Casa, Alessandro André Moreira Simas, o documento solicitou o apoio do Sinduscon, na promoção de campanhas de conscientização de construtores e colaboradores, em prol do descarte correto dos resíduos e manutenção dos canteiros de obras.

“Nossa primeira ação foi convidar o Sintricomb a estar conosco nesta campanha e ampliarmos para as demais entidades da cidade, e o poder público, para que juntos possamos estabelecer um grupo de trabalho, a fim de tornar mais efetiva esta comunicação nos canteiros de obras em toda a cidade. Além disso, esperamos que por meio do grupo, possamos avançar na questão das melhorias necessárias no setor, quando o assunto é obra saudável e segura”, ressaltou Maschio.

O presidente do Sinduscon sugeriu a produção de um material de divulgação, em parceria com todas as entidades, a ser distribuído nas obras, com orientações e imagens que exemplifiquem as boas práticas nos canteiros de obras, o descarte correto de materiais e uma série de tópicos que hoje estão estabelecidos na Norma Regulamentadora 18 (NR18) e em decretos estaduais.

O vereador Jean Dalmolin enfatizou que o objetivo é que a informação seja direta e que chegue nos trabalhadores, em seus locais de atuação. Ele agradeceu ao Sinduscon e demais entidades pela atenção ao ofício e frisou que esta campanha será benéfica a toda sociedade.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Brusque comentou ainda que pretende implantar em 2023, um setor específico de fiscalização de obras em sua pasta, a fim de dar um suporte maior à demanda existente na cidade.

O presidente do Sintricomb enalteceu que é necessário um trabalho em conjunto das entidades, pois os locais de trabalho em desacordo com a NR18 são prejudiciais à saúde do trabalhador. Ele ressaltou ainda a importância da reunião, visto que as vistorias nas obras, fiscalização, orientação para cumprimento da Norma Regulamentadora estão presentes no dia a dia do sindicato e que com a união de forças, é possível avançar ainda mais.