CHECKLIST DE IMPLANTAÇÃO DAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO DO COVID-19

Este é um documento de apoio a implantação das medidas de prevenção ao contágio do COVID-19, podendo ser adaptado a realidade da empresa. Sendo de responsabilidade da empresa a aplicação do checklist.
Essas medidas são destinadas a todos os trabalhadores, tanto próprios como terceiros do canteiro de obras e escritório.
Marque com as medidas que foram implantadas em sua empresa.

MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO NO CANTEIRO DE OBRAS E ESCRITÓRIO
Analisar Decretos e Portarias Municipais, Estaduais e Federais vigentes, com objetivo de identificar medidas específicas para o segmento da Construção Civil.
Identificar trabalhadores do grupo de risco ou com sintomas da COVID19 antes do início das atividades. Para te apoiar, use o anexo de Triagem do Protocolo para gestão de crise na indústria da construção civil.
Reduzir o contingente de pessoal na obra, começando por pessoas o grupo de risco.
Garantir que os ambientes estejam bem ventilados.
Proibir aglomerações, se possível reunir-se de forma virtual ou com uma distância segura, 2 metros é o recomendado.
Desenvolver planos emergenciais de comunicação.
Divulgar informativos, realizar treinamentos online e comunicação virtual sobre a COVID19 e formas de prevenção.
Implantar meios alternativos digitais para entrega de documentações relativas a condições de saúde (atestado, laudos), postergando a apresentação e entrega do documento físico original.
Implantar vacinação contra a gripe. É importante, já que ela auxilia os profissionais de saúde a descartarem o diagnóstico de gripe por influenza e acelerarem o diagnóstico para Coronavírus.

MEDIDAS DE COMUNICAÇÃO NO CANTEIRO DE OBRAS E ESCRITÓRIO
Disponibilizar no local de trabalho por meio de informativos a necessidade de higiene frequente das mãos dos trabalhadores, clientes e visitantes, prioritariamente mediante lavagem com água e sabão.
Desestimule o compartilhamento de objetos que são tocados por mão e boca: celular, computador, copo, bebedouro etc.
Estimule a higienização frequente de objetos que precisam ser compartilhados no trabalho como ferramentas e equipamentos.
Divulgar medidas de etiqueta respiratória como cobrir tosses e espirros com os cotovelos.

MEDIDAS DE CONTROLES NO CANTEIRO DE OBRAS E ESCRITÓRIO
Limitar a entrada de pessoas, conforme orientação dos órgãos oficiais.
Flexibilização de turnos ou criação de novos turnos (reduzir contato social na empresa).
Definir meios de transporte alternativos para os trabalhadores a fim de evitar aglomerações em transporte público.
Implantar o Homeoffice integral por período determinado para equipes administrativas do escritório ou do canteiro de obras.
Reduzir reuniões presenciais e viagens de trabalho e estímulo de reuniões virtuais mesmo no ambiente da empresa.
Instalar filtros de ar condicionado que contribuem para desinfetar o ambiente de trabalho, quando possível.
Aumentar a ventilação nos ambientes de trabalho.
Instalar barreiras físicas (cortinas de plástico, janelas de drive-through) que protegem contra respingos com secreções respiratórias de outras pessoas.
Identificar e evitar trabalhos em locais confinados sem ventilação, como em subsolo e fosso do elevador.
Limitar o uso do elevador, utilizar sozinho, se não for possível, manter uma distância segura.

MEDIDAS DE LIMPEZA E HIGIENE
Higienização do local de trabalho periodicamente, como escritório e áreas de vivência, com desinfecção de superfícies de equipamentos e mobiliário.
Disponibilizar, água, sabão e álcool gel 70% em vários locais da obra e escritório.
Antes de colocar seus Equipamentos de Proteção Individual, higienize suas mãos, braços e rosto com água e sabão.
Por meio de informativos ou DDS (Diálogos Diários de Saúde), orientar os trabalhadores para que:
- Lavem as mãos com frequência;
- Higienizem periodicamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Disponibilizar no canteiro de obras local adequado para armazenagem dos uniformes e definir periodicidade adequada de higienização.

MEDIDAS DE IDENTIFICAÇÃO E ISOLAMENTO DE PESSOAS DOENTES
Criar um fluxo para rápida identificação e isolamento dos casos suspeitos de COVID19 no canteiro de obras e no escritório. Para te apoiar, use o anexo de Triagem do Protocolo para gestão de crise na indústria da construção civil.
Crie procedimentos ágeis para que trabalhadores informem quando estão doentes ou com sintomas da COVID-19.
Prover máscaras cirúrgicas descartáveis e orientações de como usá-las e descartá-las apenas para os casos suspeitos. A medida visa criar uma barreira de contato com as secreções respiratórias.
Criar procedimento e observar diariamente os colaboradores para identificar possíveis sintomas causados pela COVID19:
- Tosse;
- Febre;
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Dificuldade de respirar.
Criar procedimentos para isolamento imediato de casos suspeitos e treinar seus trabalhadores para implementar esses procedimentos.

* Para obter o arquivo geral em PDF clique aqui

* Para obter as artes para impressão clique aqui

*Atenção: Este material não tem a intenção de esgotar o tema abordado, em qualquer situação, as informações das Autoridades de Saúde do Brasil se sobrepõem às contidas neste material.