O operador de máquinas, Fabrício José Gomes, levou a esposa e as duas filhas para passar uma tarde diferente. Todos foram conhecer as atividades do Dia nacional da Construção, evento que acontece simultaneamente em todo o Brasil e, em Santa Catarina, cinco cidade realizam o encontro entre empresários e trabalhadores da Construção e seus familiares. A família do Fabrício saiu satisfeita com o evento.

“Eu trouxe as meninas para fazer carteira de identidade e, no fim, aproveitamos todas as atividades, principalmente de saúde e lazer”, destacou o trabalhador.

Em Brusque o DNCS é realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque – Sinduscon-, juntamente com o Serviço Social da Indústria (SESI) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), com a coordenação em todo o Brasil da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC.

Nesta edição, o evento contou com mais de 30 entidades parceiras que ofereceram diversos serviços gratuitamente, entre lazer, saúde e cidadania. Ao todo passaram pelo evento cerca de 2 mil pessoas.

O pedreiro Edson Costa foi um dos trabalhadores atendidos no DNCS. Ele aproveitou o sábado para cortar o cabelo. “A gente merece um dia assim, com tantas ações que a gente pode aproveitar e ainda rever os colegas de trabalho”, destacou.

“Foi mais uma edição de sucesso, com um grande número de participantes, que aceitaram o nosso convite e trouxeram a famílias para aproveitar todos os serviços que oferecemos gratuitamente”, lembrou o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira.

Além destas atividades, o DNCS contou com o apoio do Instituto Geral de Perícias – IGP que fez carteiras de identidade, entre 1º e 2ª via. A Paróquia São Luiz Gonzaga participou com um bazar de roupas e comercializou as peças, com toda a renda revertida para suas obras assistenciais. Todos os participantes ganharam ainda cachorro quente e água e a empresa Bilu alimentos, distribuiu salgadinhos.

Saúde e segurança do trabalhador
O Serviço Social da Indústria – SESI, parceiro do Dia Nacional da Construção Social, que atua, constantemente, na prevenção de acidentes de trabalho, surpreende em cada edição, aliando o dia a dia do trabalhador e a importância de manter a segurança nas obras às vantagens das novas tecnologias.

Em Brusque, o SESI mostrou que a novidade nos canteiros de obras, agora são os drones. A tecnologia de aeronaves não tripuladas (Drones) está a disposição para diversas atividades na construção civil, onde por meio do mesmo é possível inspecionar obras, identificar situações e trabalhadores em perigo. O game desenvolvido pelo SESI vem para aproximar o trabalhador desta tecnologia, aonde por meio de um Tablet, que simula um drone, o visitante teve que identificar situações de perigo em uma obra e interagir com as animações.

Gilson Bonifácio, é guincheiro na construtora KRCON e experimentou o equipamento. “Achei muito interessante, pois mostra a nossa realidade diária de trabalho e é muito importante pra gente não esquecer como a segurança é importante”, lembrou o trabalhador.

“A gente busca, cada vez mais, uma redução com meta zero em acidentes na indústria e certamente este tipo de interação que é divertida, gameficada e lúdica apoia neste sentido, de fazer com que o trabalhador entenda os perigos do trabalho em altura, por exemplo. Na construção civil a gente tem algumas situações como essa e a gente procura trabalhar realmente neste sentido”, explicou a gerente de saúde e segurança do SESI/SENAI Santa Catarina, Sendi Locks Lopes

Esporte
Além dos atendimentos em saúde e cidadania, o DNCS ofereceu uma série de atividades de lazer para a criançada e para os adultos. O evento contou com um torneio de futebol, do qual participaram oito equipes. Ao final a equipe da Construtora Onesko foi a vencedora e o trabalhador da empresa, o Marcos, ganhou o troféu de artilheiro do campeonato.

“Um sucesso de público. Ficamos muito felizes com o público este ano, porque o objetivo que traçamos foi alcançado. Foram varias atrações que idealizamos em nossas reuniões e tudo saiu como planejado”, comenta Izaias Otaviano.

Para realização do evento os organizadores contam com a parceria da Equilibrium/Barbearia Paraná, SENAC, Embelleze, IGP – Instituto Geral de Perícias, Ação Social Paróquia São Luiz Gonzaga, SESI/SENAI, Mundo da Carlota, Ótica Moderna, Celina, Laboratório Hoffmann, Unifebe, Uniasselvi, Farmasesi e Bilu Alimentos.