Foi dada a largada para a preparação do 8º Dia Nacional da Construção Social (DNCS), que é coordenado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e, no município de Brusque, é realizada anualmente pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sinduscon), pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Com o slogan O Futuro dos Nossos Filhos, o DNCS 2018 em Brusque ocorre no dia 18 de agosto, no Centro Esportivo do SESI, situado na Rodovia Antônio Heil (SC 486).

A primeira reunião da equipe organizadora do DNCS ocorreu na sede do Sinduscon Brusque, reunindo representantes de todas as entidades envolvidas. Para o presidente do sindicato patronal da construção civil, Fernando José de Oliveira, a intenção é unir esforços em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Queremos reunir um grande número de pessoas, sejam eles trabalhadores e empresários do setor da construção, seus dependentes e toda a comunidade. Serão oferecidos vários serviços de cidadania e lazer”, explica o dirigente.

A temática desta edição pretende conscientizar a importância da participação ativa dos pais na educação das crianças que farão o futuro do país. “A FIESC estará participando de mais uma edição do DNCS por meio de seus serviços de saúde e educação, promovendo ações para melhoria da vida das pessoas”, destacou a coordenadora de saúde do SESI Brusque, Flavia da Veiga.

Para o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano, o DNCS já passou a integrar as ações e eventos realizados na parceria do sindicato com o Sinduscon e o SESI.

“É um evento que já se tornou tradicional na região, na nossa cidade especialmente. Pela sua grandeza, o número de trabalhadores e da comunidade em geral que participa e já se tornou agenda fixa das entidades. O ano está sendo difícil para o movimento sindical em termos financeiros, mas não podemos deixar de realizar porque é um evento de cunho social”, destaca ele.

Daqui em diante, serão realizadas diversas reuniões para definir parceiros, atrações e muitas outras ações que consolidam Brusque como a cidade da região que é destaque
na realização do evento.

O Dia Nacional da Construção Social

O DNCS é um dia de serviços em saúde, lazer e cidadania para o trabalhador da construção e sua família. É o mais importante evento do setor voltado à promoção do conceito da responsabilidade social empresarial. Realizada desde o ano de 2007 no Brasil e, desde 2011, em Brusque, esta ação está voltada a promover a qualidade de vida dos trabalhadores da Indústria da Construção por meio da educação e da mobilização da cidadania, oferecendo atendimento ao trabalhador e seus dependentes gratuitamente de educação, saúde, lazer e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas e culturais.

Em 2017, o DNCS foi realizado em 31 cidades brasileiras. A decisiva e entusiasmada adesão das entidades resultou no sucesso alcançado ao final das ações, com mais de 240 mil atendimentos, beneficiando mais de 59 mil pessoas. Desde a primeira edição, estima-se que foram realizados cerca de 3,9 milhões de atendimentos para 788 mil pessoas espalhadas por todo o território brasileiro.