Trabalhadores do setor da construção civil participaram, durante esta sexta-feira, 6 de abril, de mais uma capacitação sobre a Norma Regulamentadora 35 (NR 35), do Ministério do Trabalho, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura. O curso, realizado nas dependências da Unidade Brusque do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINDUSCON).

Marcelo Augusto Castilho Hilbert, professor e instrutor do SENAI, foi quem ministrou a capacitação. No período da manhã, os alunos participaram de uma aula teórica sobre a NR 35, conhecendo um pouco mais sobre a norma, sobre equipamentos de segurança e sobre as boas condutas no ambiente de trabalho. Durante a tarde, tudo o que foi aprendido em sala de aula foi aplicado em exercícios práticos.

“A gente tenta mesclar um pouco de tudo para que todos tenham conhecimentos sobre os equipamentos de proteção individual (EPIs). O que mais acontece para potencializar os acidentes é o excesso de confiança. Por mais que todos saibam fazer as suas atividades, todos precisam lembrar que existem riscos, que os familiares estão esperando em casa. E é isso que a gente busca tratar aqui”, explica o instrutor.

É a primeira vez que Valdecir Conrad Junior, servente, participa de um curso sobre segurança no trabalho e diz que está mais preparado para enfrentar com segurança os desafios do trabalho em altura. “É melhor pra saber os riscos que a gente passa no dia a dia, ao subir telhados, essas coisas. Achei bom. Da próxima vez a gente já sabe os detalhes para termos mais segurança”, avalia.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVA TURMA

A procura para este curso foi tão grande que o SINDUSCON abriu inscrições de uma nova turma para o curso de NR 35. Com carga de oito horas, a capacitação acontecerá na próxima sexta-feira, 13 de abril, novamente no SENAI Brusque, entidade parceira do sindicato na promoção do evento.

Colaboradores de empresas associadas ao SINDUSCON pagam R$ 55. Para alunos do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e da Uniasselvi Assevim, o valor é R$ 70. Demais interessados investirão R$ 80 para participarem do curso.

Para fazer a inscrição é necessário entrar em contato com o sindicato, através do telefone (47) 3355-0557 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.