Mesmo diante das turbulências que vive o país, em especial no campo econômico, patrões e empregados da construção civil e mobiliário de Brusque e região encerraram as discussões referentes à negociação coletiva 2017/2018 nesta quarta-feira, 3. Com isso, a região, mais uma vez, é uma das primeiras regiões a definir os percentuais de reajuste salariais da categoria.

O encontro selou reajuste entre 6% e 8% para os pisos da categoria, que se divide em quatro atividades abrangidas pela negociação: mestre, profissional, meio-oficial e servente. Esses valores recaem aos salários dos empregados que ganham o piso. Os que recebem salários acima dos pisos terão reajuste referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente ao mês de abril, cujo percentual ainda não foi divulgado. A expectativa é de que feche entre 4,5% e 5%.

“Apesar da dificuldade e do momento financeiro que vivemos, vamos conceder o INPC inteiro, de uma vez só. Temos o compromisso assumido há vários anos de melhorar. Estamos concedendo tudo o que foi pedido, praticamente, em torno de 7% a 8% nos pisos”, disse Fernando de Oliveira, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário (Sinduscon).

O resultado agradou também aos representantes dos empregados.

“Quase 100% daquilo que pedimos em termos de aumento salarial foi conseguido. Saímos bastantes satisfeitos dessa negociação. Deixamos apalavrado que, assim que passem essas reformas que estão tramitando no Congresso Nacional, os dois sindicatos voltam a conversar novamente”, frisou o presidente do sindicato laboral (Sintricomb), Izaias Otaviano.

Os novos valores entram e vigor na folha de pagamento que os empregados receberem no mês de junho.

Além dos presidentes dos dois sindicatos, também participou da reunião o empresário Orlando Schaefer, diretor do Sinduscon e responsável pela comissão de negociação.